A gestão de pneus continua a ser fundamental para controlar os custos operacionais da frota
À medida que a recessão avança, os proprietários de frotas não têm outra opção senão continuar buscando todas as possíveis reduções nos custos operacionais.À medida que a recessão avança, os proprietários de frotas não têm outra opção senão continuar buscando todas as possíveis reduções nos custos operacionais. Certamente, ninguém pode se dar ao luxo de ignorar economias que podem derivar do gerenciamento adequado do terceiro maior custo operacional para a maioria das frotas – pneus.
Quando se trata de reduzir os custos dos pneus, não se trata de onde a borracha encontra a estrada, mas onde a borracha encontra o caminhão e, acima de tudo, a tecnologia. De acordo com os fabricantes de pneus, é crucial começar do zero com os pneus de caminhão corretos: veja-os como ativos, não como itens de consumo. Consumíveis são commodities, comprados e consumidos. Os pneus, assim como os caminhões e reboques que rolam sobre eles, são ativos financeiros que devem ser selecionados e gerenciados como tal, desde a compra original, passando pela reforma até o descarte final.
Uma vez que os pneus apropriados são selecionados para o equipamento e o trabalho em mãos, os cuidados básicos, porém críticos, recairão sobre os técnicos internos ou terceirizados de pneus e / ou recauchutagem, mas a responsabilidade de tirar o máximo proveito desses dispositivos móveis os ativos sempre estão na gestão da frota. ( Manual de Aplicação de Pneus para Camiões 2009 da Fleet Owner )
“Os pneus são ativos que precisam ser gerenciados”, diz Aaron Murphy, vice-presidente da Double Coin Tyres . “Considere que as frotas mais progressistas rastreiam os custos de cada pneu por posição de roda para garantir que obtenham o máximo valor de seu investimento. Isso indica quão valiosa é a atenção adequada para a compra e manutenção de pneus. ”
“Toda frota deve ter algum tipo de programa de gerenciamento de pneus”, destaca Doug Jones, gerente de suporte de engenharia do cliente da Michelin Americas Truck Tires. “A tecnologia avançou nos últimos anos a ponto de haver muitos recursos para ajudar no gerenciamento de pneus. Programas de software de computador tecnologicamente avançados, monitoramento de pressão e sistemas de inflação e muito mais podem facilitar o rastreamento, a manutenção e a análise de pneus.
“No entanto”, continua Jones, “só porque uma frota pode não ter condições de pagar pela tecnologia ou entender como usá-la não os desculpa de ter algum tipo de programa de pneus. Apesar da tecnologia atual, o sistema de gerenciamento de pneus de uma frota ainda pode ser antiquado e feito com lápis, papel e um calibrador de pneus. Um bom programa de gerenciamento de pneus inclui rastreamento do berço ao túmulo, análise, manutenção preventiva e muito mais. O programa de gerenciamento de pneus de uma frota deve ser escrito, comunicado, monitorado e aplicado ”.
ESCOLHA INTELIGENTE
Parte e parcela da implementação – ou, no caso da maioria das frotas, melhoria – de um programa de manutenção de pneus deve ser uma seleção adequada dos pneus. E essas decisões devem ser revistas periodicamente, dado que, em alguns casos, as frotas estão rolando com a desaceleração ou outros fatores, trocando os ciclos de trabalho sem trocar os caminhões.
Jones da Michelin diz que um “passo importante em qualquer programa de gerenciamento de pneus é selecionar os melhores pneus para os veículos. As frotas precisam avaliar seus caminhões e rotas para determinar o tipo de aplicação, o clima e o clima que provavelmente irão experimentar durante a maior parte do tempo de execução.
“A escolha de um pneu específico para uma aplicação tornará a frota mais eficiente e, ao ganhar eficiência, a obtenção de rentabilidade não fica muito atrás”, continua Jones. “As frotas de longa distância devem encontrar um pneu que lhes proporcione os níveis necessários de desgaste e tração, além de fornecer economia de combustível em relação aos pneus de desempenho similar. As frotas devem estar constantemente testando e avaliando pneus para descobrir que tipo de pneu e design de piso lhes proporcionam o melhor desempenho e economia de combustível. ”
De acordo com Guy Walenga, diretor de tecnologia e produtos de engenharia comercial da Bridgestone , “escolher o pneu adequado para cada aplicação deve ser feito em uma base eixo-a-eixo. Nós deixamos muito claro que [os produtos] diferem, tanto pneus quanto recauchutados, pelo trabalho para o qual foram projetados. Na seleção de pneus ”, ele acrescenta,“ o revendedor é o melhor recurso que uma frota pode usar ”.
Murphy, da Double Coin, diz que os fabricantes de pneus “desenvolveram pneus específicos para aplicações para colocar seus produtos na melhor posição para oferecer o menor custo por milha”. E um dos componentes mais específicos da aplicação de um pneu novo ou recauchutado é o pacote e design do piso. Em geral, o invólucro não está ciente da posição da roda, mas o design e as características do piso podem melhorar o desempenho do pneu em uma determinada posição ”.
“O custo total de propriedade é muito mais importante do que o preço de aquisição sozinho”, ressalta Rick Phillips, gerente de vendas comerciais para Yokohama Tire Corp . “Se você é um operador proprietário ou um diretor de manutenção de uma frota de 100 melhores, é essencial obter o pneu certo para a sua aplicação específica e não apenas o negócio do dia. Os pneus para caminhões comerciais são um investimento e, como todos os investimentos, se feitos adequadamente, eles proporcionarão um retorno saudável.
“Um produto de qualidade com bom desempenho custará menos ao longo do tempo do que um pneu mais barato que não atenda às necessidades da operação”, acrescenta Phillips. “Alguns produtos são projetados e projetados para reduzir o custo por milha de uma frota e alguns são simplesmente construídos para oferecer um preço inicial mais baixo. É importante escolher sabiamente.
Mark S. Roe, gerente comercial de pneus da Hankook Tire America Corp , sugere que “ter a mente aberta para testar uma variedade de pneus de vários fabricantes é o caminho a percorrer. Enquanto os ‘Três Grandes’ [Bridgestone, Goodyear e Michelin] fazem produtos maravilhosos, os fabricantes de segunda linha fizeram grandes avanços na produção de produtos inigualáveis ”.
As colheitas certamente não são escassas atualmente, diz Tim Miller, gerente de comunicação de marketing da Goodyear. “Há trinta anos, todos os fabricantes ofereciam um punhado de radiais para o transporte”, conta ele. “Agora, é como comprar cereal ou xampu. As escolhas são por posição de roda bem como por tipo de veículo e aplicação de dever. Como há muito mais opções, o comprador da frota – e o vendedor de pneus – precisam ser mais instruídos para escolher o pneu certo para o trabalho, a fim de obter o máximo de valor ”.
Curtis Decker, engenheiro sênior de desenvolvimento de produtos da Continental Tire North America, ressalta que, se as frotas se tornarem mais ágeis para atender às demandas do mercado, elas não devem ignorar o impacto de tais mudanças nos pneus. “Algumas frotas estendem os limites, se você quiser, para transportar cargas diferentes do que os seus caminhões eram específicos – como correr distâncias maiores em pneus regionais”.
Decker sugere auditar a frota para garantir que os pneus certos estão sendo usados. Ele também aconselha a ficar no topo dos ciclos comerciais. “Caminhões que não são mais comercializados a cada três anos, por exemplo, podem precisar de uma troca de pneus antes de o veículo deixar a frota.” Ele diz que, se for esse o caso, poderia ser mais econômico mudar – desde o início – para mais combustível. pneus eficientes. “O retorno do combustível batia na tentativa de prolongar a vida útil dos pneus.”
E não compre mais pneus do que você precisa. “Não exagere suas necessidades de tração”, diz Decker. “Quanto o caminhão realmente viaja na estrada? Muito de uma coisa boa pode custar-lhe em termos de vida útil do pneu. Portanto, não baseie a decisão no pior cenário possível ”.
PODER DO AR
Manter os pneus adequadamente inflados é o mais básico possível, mas os fornecedores de pneus acham que as frotas simplesmente não prestam atenção suficiente a essa questão crítica. “Não há substituto para colocar ar no pneu”, diz Miller, da Goodyear. “Esse deve ser o primeiro passo ao inspecionar o pneu.”
Jones, da Michelin, concorda, ressaltando que a manutenção da pressão dos pneus é “a primeira coisa que as frotas devem ter ao desenvolver um programa de gerenciamento de pneus. Um programa deve incluir pressões direcionadas para os pneus, verificações periódicas da pressão do ar, medidores de pressão de ar calibrados, um medidor principal e funcionários treinados dispostos a verificar as pressões diligentemente. Ninguém pode dizer pelo toque – ou o ‘chute de pneu’ confiável – quando os pneus estão baixos. Use sempre um manômetro adequado.
“Seguir as instruções na placa de dados no caminhão também é fundamental para garantir que os pneus tenham a pressão de ar correta para as cargas transportadas”, continua ele. “Se uma frota não tem mais nada além de um bom programa de manutenção de pressão de ar, colherá benefícios substanciais por não ter nenhum programa.”
Walenga, da Bridgestone, diz que “manter a pressão do ar é onde as frotas podem investir um pouco e ganhar muito a longo prazo; é básico, básico, manutenção básica. ”Ele aponta que existe uma solução direta disponível que as frotas podem usar para fazer com que a inflação dos pneus seja muito menos trabalhosa.
“Considere o uso de tampas de válvula de fluxo”, ele aconselha. “Existem apenas alguns fabricantes deste produto e cada um deles custa talvez 50 centavos. São válvulas de retenção dupla de metal com vedações com mola, para que você não precise tirá-las para verificar a pressão ou adicionar ar. Usá-los fará a verificação e o ajuste da pressão do ar drasticamente mais rápido. Lembre-se, a pressão adequada é a chave para manter tanto o piso original do pneu como o seu revestimento. ”
Walenga acrescenta que os vários sistemas oferecidos para manter a pressão dos pneus automaticamente são “uma boa adição aos reboques, cujos pneus parecem sempre receber menos atenção, para proteger a vida útil dos pneus. Mas esses são sistemas de alta tecnologia que exigem manutenção e supervisão. E, com certeza, a pressão dos pneus do trailer ainda deve ser verificada periodicamente com um medidor.
“Os resultados do lançamento de um programa de verificação da inflação dos pneus serão vistos em seis meses”, acrescenta Walenga. “Mas recuar tal esforço afetará negativamente os pneus em apenas 30 a 60 dias.”
De acordo com a Phillips da Yokohama, os pneus são “fabricados para produzir uma certa pegada na estrada e, se a pressão do ar não estiver correta, essa pegada fica distorcida, o que faz com que o pneu trabalhe mais e fique mais quente. E isso faz com que o caminhão queime mais combustível e o pneu eventualmente exiba um desgaste irregular do piso. A insuflação em 20% pode diminuir a vida útil total do pneu em mais de 30%. ”
Roe, da Hankook, acha que apenas manter a pressão do ar “poderia salvar a maioria das frotas de médio a grande porte milhares de dólares mensais. Este é o único item que francamente está fora de controle, mas é o mais fácil de controlar. Eu vejo mecânicos e pilotos batendo pneus diariamente. O que isso lhe diz? Simplesmente tem ar! No entanto, um medidor de ar de US $ 15 lhe dirá o que você realmente precisa saber. ”Ele observa que ignorar a inflação pode“ causar desgaste prematuro e potencialmente muito caras ”.
DICAS
Além do controle da inflação, há uma série de estratégias que as frotas podem implementar em suas lojas ou insistem em que sejam realizadas por revendedores de pneus ou outros provedores de manutenção.
“Após a inflação, o alinhamento total adequado do veículo é a segunda peça mais importante de manutenção que afeta a vida útil do pneu”, diz Phillips, da Yokohama.
“Se o alinhamento do veículo estiver desligado, ele pode criar um desgaste irregular do piso que resulta na remoção dos pneus antes do planejado”, diz Murphy, da Double Coin. “Mesmo que a carcaça seja recauchutada, você não tirou o máximo proveito desse ativo em termos de vida original do piso”.
Miller, da Goodyear, diz que o alinhamento dos eixos por dedos e cambagem é essencial. “As unidades precisam ser paralelas entre si e perpendiculares ao chassi para ajudar os pneus a durarem mais”, explica ele. “Inspeções periódicas para descobrir padrões de desgaste de piso irregulares indicarão a necessidade de alinhamento. As inspeções precisam ser mais do que encontrar unhas. O pessoal de manutenção deve ser treinado para identificar padrões de desgaste que possam indicar problemas no próprio veículo. ”
Walenga, da Bridgestone, enfatiza a importância do processo de montagem de pneus / rodas. “O pneu deve ser montado corretamente na roda e a montagem no veículo ou o caminhão não rolará pela estrada corretamente. Você pode não sentir qualquer diferença imediatamente, mas começará a se desgastar. A idéia é colocar o pneu em posição para tirar o máximo proveito dele em primeiro lugar.
“O alinhamento de veículos também é essencial”, continua ele. “Quando você está dirigindo pela estrada, você não deve ver o trailer. Os pneus de direção ficam desgastados primeiro e são uma maneira bastante cara de detectar desalinhamentos. Em vez disso, verifique e ajuste o alinhamento regularmente. A abordagem mais cara é verificá-la em todas as PMs, mas sou a favor de verificá-la sempre que os bois forem trocados. Além disso, o dedo do pé do trailer deve ser verificado regularmente, talvez em uma base de calendário.
Elementos detalhados de um programa abrangente de gerenciamento de pneus, listados pelo Michelin’s Jones, devem incluir:
Comprando os melhores pneus para aplicações particulares.
Rastreamento de pneus “Isso é essencial para determinar e monitorar o custo por milha e comparar o desempenho de diferentes pneus para determinar qual pneu é melhor para uma aplicação em particular.”
Determinando como os pneus serão trazidos. “Uma frota precisa determinar se vai comprar pneus de direção, colocá-los em um certo ponto de tração e então recauchutá-los para substituí-los na posição de acionamento, ou comprará pneus e acionamentos de direção e recolocá-los quando eles chegarem ao ponto determinado. ”
Determinar quando os pneus devem ser inspecionados e as pressões dos pneus devem ser verificadas.
Nomeação de alguém para verificar as pressões dos pneus.
Estabelecimento de rotina para rotação de pneus e alinhamento de veículos.
Mantendo os pneus limpos. “Lavar os pneus periodicamente com água morna e sabão é uma boa ideia. Isso ajuda a evitar o envelhecimento prematuro dos pneus e a deterioração da borracha, que pode ser causada por contaminantes aos quais os pneus poderiam ter sido expostos. Verificações regulares podem ser necessárias para remover todo e qualquer detrito ou objetos estranhos que possam ficar presos entre as ranhuras do piso. Se alguns dos veículos da frota estão estacionados por longos períodos de tempo, é importante garantir que não haja petróleo ou produtos petrolíferos no pavimento, porque eles podem deteriorar a borracha nos pneus ”.
Instituindo a análise de pneus de sucata. “Todo pneu que sai de serviço deve ser examinado para determinar por que ele foi removido de serviço. A análise de pneus de sucata é muito importante para auxiliar uma frota a determinar o que está acontecendo com seus pneus e por que eles estão saindo de serviço. Esta análise pode apontar para aplicação, pressão, alinhamento e muitos outros problemas. A análise de sucata ajudará uma frota a determinar o que precisa ser melhorado para reduzir ou eliminar problemas repetidos ”.
Jones ressalta que “se uma frota não tem tempo ou recursos para montar e executar um programa de gerenciamento de pneus, existem muitos pontos de venda confiáveis que podem ajudar. Muitas frotas terceirizam esse trabalho ou alistam o serviço de revendedores ou fabricantes de pneus. Para que qualquer programa funcione, deve incluir pessoal dedicado e treinado. ”
Roe, da Hankook, diz que a manutenção básica de pneus é fundamental para controlar os custos operacionais. “Se você tem um programa de manutenção de qualidade, seus pneus duram mais. Eu desafio qualquer frota, independentemente do tamanho, com um programa marginal para fazer parceria com um revendedor que fornece um programa de manutenção de pneus completo – um que inclui verificações de frota / recauchutados, relatórios de pneus novos / análise de pneus de sucata e assim por diante. O tempo total de inatividade e o custo anual dos pneus cairão drasticamente. Com isso dito, sim, a tecnologia é muito importante, mas todos os envolvidos precisam fazer sua parte para ver os verdadeiros resultados dos esforços de tecnologia do fabricante ”.
“Não deixe a economia forçá-lo a pular a manutenção”, adverte Decker da Continental. “Evitar mudanças de alinhamento e choque aumentará o desgaste irregular e acabará custando mais a longo prazo.”
REPETIR NEGÓCIOS
“Recauchutagem é a maneira mais econômica de utilizar seus ativos de pneus”, diz Roe, do Hankook. Ele observa que a maioria dos fabricantes de pneus e recauchutadores oferecem uma variedade de garantias de revestimento e recauchutagem, e, pelo menos no caso de Hankook, “uma margem de borracha de recauchutagem na profundidade de piso remanescente”.
Jones, da Michelin, afirma que “a qualidade e a confiabilidade dos pneus recauchutados fazem deles algo que toda frota deve considerar. A recauchutagem apresenta uma redução de custo significativa em vez de substituir um pneu por um novo. ”Ele diz que as mais recentes operações de recauchutagem empregam tecnologias como inspeções eletrônicas de revestimentos, sistemas avançados de raios X e analisadores de integridade de carcaças para garantir que a carcaça seja recauchutada . “Devido aos rigores de certas aplicações, as frotas devem especificar pneus de alta qualidade, cuja durabilidade da carcaça seria mais capaz de resistir ao processo de recauchutagem, desde que os pneus sejam mantidos adequadamente durante toda a sua primeira vida”, acrescenta Jones.
“Graças aos avanços tecnológicos, a reforma melhorou nos últimos 20 anos”, destaca Miller, da Goodyear. “Além disso, uma reforma custa um terço do preço de um pneu novo. É o caminho ‘verde’ para ir, já que você não está jogando fora um invólucro, e o desempenho – em termos de 32º de desgaste – deve ser tão bom ou até melhor do que o de um pneu novo. ”
Phillips, da Yokohama, argumenta que “se você tiver feito a escolha certa ao selecionar um produto de qualidade e tiver sido diligente com seu programa de manutenção, recauchutar o pneu proporcionará ciclos de manutenção adicionais, reduzindo ainda mais o custo total do pneu. A recauchutagem da caixa não é apenas econômica, mas ambientalmente responsável ”.
“As frotas podem percorrer um longo caminho para reduzir os custos de seus pneus, controlando todos os elementos que podem controlar”, acrescenta Phillips. “A manutenção dos pneus, as inspeções e reparos em veículos, bem como a educação e o treinamento dos motoristas, têm enormes impactos nos resultados finais”
Fonte: http://www.fleetowner.com/management/news/tire-management-fundamental-to-controlling-costs-0901