#2: Balanceamento Incorreto

#2: Balanceamento Incorreto

Assim como o Alinhamento Incorreto (leia mais aqui), não se atentar para o Balanceamento dos seus pneus é um erro crítico e que traz consequências para seu veículo e para o seu bolso.

O Balanceamento é o processo de compensação feito para equilibrar o conjunto de pneu e rodas do veículo. Ele é importante para evitar o desgaste prematuro dos pneus e dos componentes da suspensão e da direção, além de ser necessário para suprimir trepidações que possam ocorrer no volante. Quando há desbalanceamento, a direção torna-se instável, trazendo desconforto, perda de tração e estabilidade e dificuldade em manter o veículo em sua trajetória.

 

Quando e por que o balanceamento deve ser feito?

Os principais fatores que causam o desbalanceamento dos pneus são, além do desgaste natural, os impactos que ocorrem no dia a dia. Choques com o meio-fio e passar por buracos, por exemplo, afetam o balanceamento e fazem com que o caminhão apresente vibrações ao rodar.

A maneira mais comum de perceber um veículo com pneus desbalanceados é quando o motorista sente trepidação no volante, ou às vezes vibrações no veículo todo.

Sempre que houver substituição de pneus, conserto em pneus/câmaras ou substituição de elementos do conjunto rodante deve-se realizar o Balanceamento. Indica-se também que a cada 10 mil km rodados ele seja realizado como forma de manutenção preventiva.

A JM Pneus é um centro BTS (Bandag Truck Service), onde você encontra todos os serviços que precisa para não deixar a sua segurança de lado, incluindo o balanceamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quero receber novidades do Blog da JM Pneus em meu e-mail
x