Como se tornar um caminhoneiro no Brasil?

Como se tornar um caminhoneiro no Brasil?

O primeiro passo, a habilitação, é básico, mas muitas pessoas ainda não dão a devida atenção para esse item. O primeiro passo a se fazer para se tornar um motorista de caminhão é conseguir a habilitação necessária para isso. E a carteira “B”, que permite que você dirija veículos de passeio, não é suficiente para habilitar você a dirigir um caminhão. Para quem quer trabalhar com fretes, é necessário possuir a carteira do tipo “E”.


Dependendo do tipo de carga que você pretende transportar será preciso fazer um curso específico. O curso MOPP (Movimentação Operacional de Produtos Perigosos) é exigido de todos os motoristas que vão transportar produtos químicos e similares. Já aqueles que vão transportar peças únicas com dimensões que ultrapassam as estabelecidas por lei precisam de um curso de Transporte de Cargas Indivisíveis.


Existem muitas oportunidades de trabalho para aqueles que possuem as devidas habilitações. Nas cidades, em geral, aqueles que já contam com uma carteira “C” já estão aptos a dirigir veículos menores, que não excedam o peso bruto de 3.500 kg. A categoria “D”, uma das mais frequentes entre os motoristas de transportes, permite que você dirija caminhões munck, por exemplo, desde que é claro tenha o treinamento adequado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: